quarta-feira, 16 de junho de 2010

Favela eleva risco de fogo em viaduto

RIO - Uma semana após o incêndio que destruiu 25 barracos sob um viaduto que liga o Túnel Noel Rosa, em Vila Isabel, ao Jacaré, na Zona Norte, dezenas de famílias vizinhas continuam ocupando moradias precárias, de madeira, e correm o mesmo risco, mostra matéria de Cláudio Motta, publicada pelo Globo nesta sexta-feira. O risco, no entanto, se repete por toda a cidade.

Escondidos entre o Viaduto de Del Castilho e os muros da SuperVia, os moradores de 11 barracos da comunidade Bandeira 1 já enfrentaram um incêndio no início do ano. Vários barracos foram destruídos, e o viaduto chegou a ser atingido. Foi a segunda vez em que a comunidade, com mais de dez moradias de compensado, sofreu com o fogo. Agora, a associação dos moradores tenta chamar a atenção da Secretaria municipal de Habitação para ganhar casas novas em local seguro.
Nem mesmo a Avenida Brasil, uma das principais vias do Rio, por onde chegam a trafegar diariamente mais de 237 mil veículos, escapa do risco. Pelo menos em três pontos, na altura de Parada de Lucas, Brás de Pina e Barros Filho, há barracos sob a passagem dos carros, além de depósitos de material reciclado, com pilhas de papel e papelão.

Estudo preliminar da Coordenadoria Geral de Projetos (CGP) da Secretaria municipal de Obras indica que o incêndio não fragilizou as estruturas da via. A prefeitura informou que o prazo para a recuperação do viaduto é de quatro meses. Técnicos da CGP apontaram a necessidade de retirar o concreto deteriorado pelo fogo nos dois pilares, na parede de contenção e no tabuleiro do viaduto. Onde houver necessidade, serão acrescentadas novas estruturas de ferro (chamadas de armaduras) e algumas receberão reforço de concreto. Tapumes cercam o local e o concreto afetado está sendo retirado.

A prefeitura informou que está pagando aluguel social para 250 famílias do local enquanto estuda um reassentamento definitivo. O secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, informou que a prefeitura pretende retirar todas as famílias que moram em áreas de risco até o fim do atual governo, em 2012. De acordo com ele, há cerca de 13 mil famílias nessas condições. As áreas devem ser reutilizadas para evitar novas ocupações.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/06/03/favela-eleva-risco-de-fogo-em-viaduto-916785311.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário