sábado, 24 de julho de 2010

Rio: prefeitura lança novo plano para favelas

Rio: prefeitura lança novo plano para favelas

Luiz Ernesto Magalhães

O programa Favela Bairro, que estava para entrar na sua terceira fase, já tem um sucessor na administração de Eduardo Paes.

Na terça-feira, o prefeito lançará o Morar Carioca, um ambicioso plano que pretende se tornar, pelos próximos dez anos, a política pública de referência para a urbanização de todas as favelas da cidade, que estão sendo recontadas.

O novo programa, concebido para ter continuidade nos governos seguintes, pretende dar às comunidades tratamento idêntico ao recebido pela cidade formal.

Ao custo de R$ 8 bilhões até 2020, todas terão gabarito fixado e limites demarcados, além de serem alvo de choques de ordem em caráter permanente.

A manutenção dos equipamentos públicos ficará a cargo da mesma secretaria - a de Conservação - que zela pelo restante do espaço urbano. As favelas que estiverem em áreas de risco e não forem urbanizáveis serão removidas.

O plano, definido pela prefeitura como um legado social dos Jogos Olímpicos de 2016, prevê a remoção, até 2012, de 123 comunidades, onde vivem pelo menos 12.973 famílias em áreas de risco. Desse total, já foram retiradas 4.900.

O número de favelas a serem erradicadas é similar ao antecipado pelo GLOBO em janeiro (119), quando o então secretário de Habitação, Jorge Bittar, anunciou uma série de remoções.

Das 13 comunidades que deveriam ser integralmente removidas no primeiro semestre, a prefeitura confirmou a retirada completa de apenas 416 casas da Favela Serra do Sol, em Santa Cruz. Os moradores estão em abrigos provisórios, aguardando a conclusão das obras de casas populares no mesmo bairro.

As demais favelas ou não foram ainda removidas ou o foram apenas parcialmente - caso do trecho da Tabajaras atrás do Cemitério São João Batista, em Botafogo.

A prefeitura alega que as chuvas de abril forçaram uma revisão do planejamento.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/07/25/rio-prefeitura-lanca-novo-plano-para-favelas-310878.asp

Um comentário:

stephanycristinaS2 disse...

eduardo paes quero que por favor resolva um prblema no posto de saude pois estou precisando ir no medico mas ñ estou consegindo porque eu ja estou marcada pra ir mais cade o médico? a doutora que tinha saiu mais nem o posto nem ela avisou cade os remedios? ñ tem no posto e eu ñ tenho condiçoes de comprar. se o posto de saude ñ tem medico nem nem remédio isso é o que parque de diversão? e pra eu marca medico eu tenho que chegar la as 3:00 ou 4:00 da manha isso é hora de ir pro posto de saude vc ñ acha q ta mto cedo ñ ?
posto de saude do jardim bangu ... obrigada

Postar um comentário