sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pacificar Favelas somente resolve metade do problema.

Ontem o governo anunciou novamente a intenção de pacificar mais de 40 favelas durante o ano de 2010 e ate os jogos olímpicos aumentar esse numero para mais de 100 favelas pacificadas (Leia Aqui). A pacificação das comunidades já mostrou que funciona, porem que é uma medida cara e que envolve não somente a policia, mas todas as esferas do estado que precisam entrar na comunidade e provocar um choque de cultura, ordenando a ocupação do solo e fiscalizando e punindo quem não cumprir a Lei. Porem o custo de pacificar favelas é muito alto, portanto precisamos também pensar em outras soluções, uma delas a polemica medida de remoção de favelas. Antes de mais nada precisamo desmistificar oque é a remoção.

Não necessariamente, inclusive não deve ser, a remoção quer dizer desalojar uma família que mora em um barraco ilegal na zona sul da cidade, ou no centro, e manda-la pra São Gonçalo ou Bangu. Estamos falando de pessoas que tem uma vida e provavelmente também uma atividade econômica. Como escrevi e post anterior (Leia Aqui), favelas muitas vezes surgem por uma necessidade de morar perto do trabalho. portanto mandar essas pessoa pro “exílio”tem implicações sociais profundas que devemos tentar amenizar.

A remoção portanto deve tentar manter as pessoas na região onde estão atualmente. Vamos pegar um exemplo real da Zona Sul. Atrás do Instituto Benjamin Constança existe uma pequena favela, que não deve ter mais de 500 habitantes, e particularmente nem sei se há trafico de droga no local. Porem toda grande favela uma vez começou pequena. Portanto esta favela deve ser removida. Particularmente creio que a melhor solução são prédios de 4-5 andares com apartamentos descentes de 90 metros quadrados e que os moradores tenham que pagar uma forma de Leasing por 15-20 anos, sem possibilidade de venda ou locação durante esse tempo. Prédios porque evita-se puxadinhos e anexos, alem da segurança ser facilitada.

Na maiores que 5 andares pois isso permite a construção de prédios sem elevador, barateando a construção e manutenção. Por outro lado algumas vezes não há espaço para tal realocação na mesma areá, aqui entra um segundo problema que já abordei em outro post também, precisamos de um sistema de trasporte rápido, barato e confortável que permita as pessoas se deslocarem das periferias para o centro da cidade sem gastar a maior parte do dia dentro de um ônibus.

Da mesma maneira que esta pequena favela existem outras muitas pela cidade que lentamente crescem ate que virem um prolema de verdade. Quanto maior a favela, maior a possibilidade da presença de trafico de drogas, de milicias, de contrabando e outras ilegalidades. Oque quero dizer com isso tudo? Pacificar as grandes favelas é uma necessidade uma vez que é quase impossível que possamos remover a Rocinha ou o Vidigal por exemplo. Porem precisamos agir na outra ponta também, evitando que pequenas e medias favelas avancem e cresçam a ponto de chegarem a situação que precisemos de uma força pacificadora para estas favelas também.

Fonte: http://www.caoscarioca.com.br/?p=315

Nenhum comentário:

Postar um comentário