quarta-feira, 14 de abril de 2010

Remoção de favelas tem o apoio dos leitores do Globo na internet

RIO - Considerada por muito tempo um assunto tabu, a remoção de favelas, posta em discussão pelo prefeito Eduardo Paes, é aprovada pela maioria dos leitores do Globo na internet que participaram da enquete sobre o tema. Até a noite de domingo, 3.204 internautas cadastrados no site haviam colaborado com a pesquisa: 95,22% (3.051) afirmaram ser a favor do projeto de remoção, estigmatizado a partir dos anos 80 como uma prática autoritária, como mostra a reportagem "Palavra proibida - tabu ideológico e semântico cerca debate sobre a remoção de favelas", publicada neste domingo na Editoria Rio. Apenas 4,78% dos internautas (153) foram contra o projeto.

Embora conte com o apoio da maioria, o tema não deixou de causar polêmica entre os leitores que opinaram sobre a reportagem na internet. Grande parte dos que concordam com a proposta ressalta que é preciso oferecer condições dignas de moradia e infraestrutura de transporte para os moradores que forem transferidos.

- Sou favorável à remoção das favelas, como também à manutenção da ordem urbana. O que não pode e não se deve fazer é a remoção pura e simples, sem dotar as comunidades de infraestrutura de transportes. E sem esquecer de escolas e hospitais. Enfim, nada de Cidade de Deus. Isso é jogar a poeira para debaixo do tapete - ponderou Sérgio de Paulo Pacheco.

A opinião é semelhante a do leitor Walther Souza: "Eu sou contra favela em qualquer lugar da cidade. Porém, não é crível que se possa pegar uma favela e jogá-la em outro lugar.Tem que se fazer moradias decentes. Adoro a Zona Norte, que tem lugares lindos, mas que estão se acabando devido à favelização".

Já a leitora Anastácia Monteiro integra o grupo dos críticos da remoção de favelas:

- Remove-se a favela da Zona Sul e cria-se uma na Zona Oeste. Aí, não interessa mais removê-la porque está longe dos olhos do prefeito. Mais fácil fabricar um tapete gigante e varrer as pessoas para debaixo dele! -escreveu ela.

O arquiteto Canagé Vilhena, criador da ONG Centro de Defesa das Cidades, também opinou sobre o tema. Para ele, as remoções passadas não servem de exemplo:

"Se a remoção livrou a Lagoa de novas favelas, elas foram transferidas para longe, onde não param de crescer. Veja a Cidade de Deus, um conjunto habitacional que virou favela". Mas o arquiteto apóia o debate proposto pelo prefeito: "Na verdade o que o prefeito afirma é o que está estabelecido na Lei Orgânica. Remoção apenas para favelas em áreas de risco".

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/04/12/remocao-de-favelas-tem-apoio-dos-leitores-do-globo-na-internet-755243167.asp

2 comentários:

=§ The Bare Foot Cat §= disse...

Gostei da postagem, eu concordo com a remoção das favelas também desde que se ofereça uma nova moradia decente para as pessoas removidas de suas "residências" em um local com infraestrutura é claro. Parabéns pelo blog !

Unknown disse...

Estou atrasado, mas o assunto é atual,aliás após o diluvio de abril algumas áreas estão sendo massacradas com o assunto remoção. Sou morador de uma comunidade, e gostaria que um espirito iluminado me explicasse que tipo de laudo do órgão do governo, libera em outubro de 2009 a comunidade, para receber obras de melhoria e em maio de 2010 diz que é área de risco... E ai a Prefeitura começa o processo de compra das casas das pessoas para que elas saiam e procurem uma nova favela para se acomodarem.Poderia ser diferente?????

Postar um comentário