sexta-feira, 9 de abril de 2010

Plano da prefeitura prevê, até 2013, redução de 5% da área hoje ocupada por favelas

RIO - Até 2013, a prefeitura pretende reduzir em 5% a área ocupada por 968 favelas do Rio. A meta consta do Plano Plurianual (PPA) do governo Eduardo Paes e corresponde a cerca de 2,3 milhões de metros quadrados, o equivalente ao bairro da Gávea ou quase três vezes a Rocinha, que tem 865 mil metros quadrados. Para atingir o objetivo de reduzir o tamanho das comunidades, o município pretende recorrer a três medidas. A primeira será a construção de 50 mil casas populares, que seriam oferecidas aos moradores de baixa renda. Outra medida será transformar as favelas em bairros, o que exigirá a abertura de novas ruas. Por fim, haverá a a transferência das famílias que hoje moram em áreas de risco.

Pelos cálculos do subsecretário municipal da Casa Civil, Marcello Faulhaber, a redução da área das comunidades implicará a transferência de cerca de 20 mil moradores. Técnicos da secretaria estão elaborando novos estudos para saber quais favelas serão incluídas no programa. Para chegar aos 5%, a prefeitura utilizou como parâmetro um estudo do Instituto Pereira Passos (IPP). O trabalho, divulgado pelo GLOBO em janeiro deste ano, mostrou que, entre 1999 e 2008, a área ocupada por 968 favelas cresceu 7%, atingindo 45,8 milhões de metros quadrados. Hoje, o Rio já tem 1.020 comunidades, em 46,2 milhões de metros quadrados.

O PPA da prefeitura, que começou a ser analisado nesta segunda-feira pela Câmara de Vereadores, é o principal documento que estabelece os parâmetros para a elaboração do orçamento municipal. O plano traz ainda metas em diversas outras áreas. Em vez da construção de 40 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma das 83 promessas feitas por Eduardo Paes quando assumiu o governo, o número caiu para 20. Embora o PPA seja elaborado pela prefeitura, a meta relacionada às UPAs dependerá de decisões do estado. A prefeitura diz que reduziu o número de unidades porque o governo estadual já teria anunciado a construção de outras 20 na capital.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/09/14/plano-da-prefeitura-preve-ate-2013-reducao-de-5-da-area-hoje-ocupada-por-favelas-767613554.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário